Prazer em conhecê-lo!

Olá. Meu nome é Fábio Rodrigues Gomes. Fico muito feliz de vê-lo por aqui. Espero que este seja o primeiro de nossos muitos encontros!

Este blog é a realização de um sonho antigo: entrar em contato direto com pessoas que, assim como eu, adoram refletir criticamente sobre como o direito é (ou deve ser) compreendido e manuseado no dia a dia.

Nunca fiquei satisfeito com os conceitos prontos dos manuais. Quantas vezes, especialmente no início da minha vida profissional, deparei-me com alguma falha de um argumento de autoridade (vinda ou do autor famoso ou de um Ministro de tribunal superior). E em todas elas fiquei na dúvida se o errado não era eu, pois ninguém ousava discordar.

Este desconforto sempre me impulsionou a querer saber mais, a estudar mais. Contudo, nunca fui adepto da erudição abstrata. Sabedoria, sim! Mas para quê? Para resolver problemas de maneira justa. Afinal, não é para isso que serve o Direito (com "D" maiúsculo)?

Nesta minha travessia rumo ao conhecimento voltado para a prática, acabei me tornando Juiz do Trabalho em 27 de julho de 2000 e sigo na carreira até hoje, como Juiz Titular da 41ª VT/RJ. A bem de ver, comecei pelo fim, pois foi na prática judicial, no calor das audiências, no diálogo com as partes e os advogados para a solução dos casos fáceis e difíceis, que senti a necessidade de complementar minha formação.

E depois de concluídos o Mestrado e o Doutorado em Direito Público pela UERJ, estava quase lá. Digo quase porque, como já dizia Sócrates há quase três mil anos, nunca estaremos intelectualmente completos. Novos problemas, novas ideias e novos projetos sempre se avizinham.

Hoje, também sou Professor Adjunto de Direito Processual do Trabalho e de Prática trabalhista da UERJ. O contato com os alunos, recém-admitidos neste complicado mundo jurídico, é um incentivo incomparável para se manter em forma. As perguntas desconcertantes, devidamente incentivadas em sala de aula, evidenciam dia sim, outro também, a eterna incompletude do saber, especialmente daquele procurado para resolver os conflitos da vida real.

Espero que, aqui e agora, neste blog, eu possa contar com você para continuar a enxergar o direito de maneira sempre renovada, sem medo de mudar de opinião quando a prática desmentir a minha teoria preferida.

Prometo também o seguinte: se você me acompanhar nos posts, comentando-os para o bem ou para o mal, me assistir no meu canal do Youtube, ler os meus ebooks ou quiser dar uma conferida em um dos meus artigos, certamente tentarei ajudá-lo na sua caminhada. Seja ampliando os seus conhecimentos teóricos ou apresentando casos práticos que o farão parar para pensar, estarei aqui sempre à disposição, nesta parceria intelectual que, tenho certeza, será bastante proveitosa.

Um grande abraço!